ORDEM EQUESTRE DO SANTO
SEPULCRO DE JERUSALÉM

LUGAR-TENÊNCIA DO RIO DE JANEIRO - BRASIL


A serviço das pedras vivas da Terra Santa

OESSJ NO BRASIL

História

A Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém está sob a alta proteção da Santa Sé, e tem caráter internacional, com sede própria em Jerusalém junto ao Patriarcado Latino e, em Roma, em prédio próprio, situado à Via Della Conciliazzione, 37 – Vaticano.

A Ordem tem representação em 30 países, nos quais se encontram seus Governos Periféricos, denominados Lugares-Tenências, sob a responsabilidade e direção dos Lugares- Tenentes. Aos Grãos - Priores das Lugares- Tenências compete, a sua direção religiosa e a assistência espiritual aos Cavaleiros e Damas.

Em 1 de Julho de 1959, através do Decretrum de Nicolaus, o Cardeal Canali, Grão-Mestre, foi erigida a Lugar-Tenência – São Paulo, Brasil, sendo a primeira sede. No dia 22 de novembro de 1959, no altar-mor da Catedral Metropolitana de São Paulo, cidade de São Paulo – Brasil, tendo como celebrante S. Excia. Revma. Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico de S.S. o Papa João XXIII, junto ao Governo do Brasil, foram investidos os primeiros Cavaleiros e Damas no Brasil.

Em 22 de outubro de 1987, a sede Brasil foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro, através do Monsenhor Francisco Bessa Nogueira, acolhida pelo Cardeal Eugenio de Araújo Sales, que se tornou Cardeal Grão-Prior, e tendo como local das Investiduras, a Paróquia de São Judas Tadeu.

A Ordem permaneceu realizando suas cerimônias com o Pároco Cavaleiro Monsenhor José Maria de Vasconcellos de 1994 – 2004. O Cavaleiro Monsenhor José Maria de Vasconcelos foi designado pelo Grão- Magistério, Prior da Ordem e Sua Excelência Dom Filippo Santoro, o Grão Prior, de 1996 a 21 de novembro de 2011.

Clique aqui para saber mais sobre as origens da Ordem

HISTÓRIA OESSJ

Veja aqui a história da OESSJ.

 
>